1) Comentário sobre Romanos 3:28
"Então quando ele diz "Porque nós
sustentamos", ele demonstra como a jactância dos judeus é excluída pela lei
da fé, dizendo:
"Porque nós apóstolos, sendo ensinados na verdade
por Cristo, sustentamos que um homem, quem quer que ele seja, quer judeu ou
gentio, é justificado pela fé:
"Ele purificou seus corações pela fé" (Atos
15:9)
E isso à parte das obras da lei. Não somente sem as
obras cerimoniais, as quais não conferem graça, mas apenas a significam, MAS
TAMBÉM SEM AS OBRAS DOS PRECEITOS MORAIS, como declarado em Tito:
"Não por causa das ações feitas por nós em
justiça"
Isso, é claro, significa sem obras antes de se tornar
justo, mas não sem obras seguintes, porque, como se afirma em Tiago (2:26):
"A fé sem obras", ou seja, obras subsequentes, "é morta" e,
conseqüentemente, não pode justificar.
Fonte: Lectures on the Letter
to the Romans by Saint Thomas Aquinas, Translated by Fabian Larcher, Edited by
Jeremy Holmes with the support of the Aquinas Center for Theological Renewal
2) Comentário sobre I Timóteo: Sola Fide
"Sed apostolus videtur loqui de moralibus, quia
subdit quod lex posita est propter peccata, et haec sunt praecepta moralia. Horum legitimus usus est, ut
homo non attribuat eis plus quam quod in eis continetur. Data est lex ut
cognoscatur peccatum. Rom. VII, 7:
quia nisi lex diceret: non concupisces, concupiscentiam nesciebam, etc.; quod
dicitur in Decalogo. Non est ergo in eis spes iustificationis, sed in
SOLA FIDE. Rom. III, 28:
arbitramur iustificari hominem per fidem sine operibus legis".
"Mas o apóstolo parece estar falando sobre
morais, porque ele adiciona que a lei foi estabelecida por causa do pecado, e a
lei consiste de preceitos morais. O próprio uso desses preceitos é que o homem
não atribua a eles mais do que é contido neles. A lei foi dada para que o
pecado possa ser reconhecido. Como Romanos 7:7 diz "A menos que a lei
dissesse "não cobiçarás" (o que é dito pelo Decálogo), eu não teria
conhecido a cobiça. Nos preceitos, portanto, não há esperança de justificação,
mas somente pela fé. Como Romanos 3:28 diz: Nós concluímos que o homem é
justificado pela fé sem as obras da lei"
Fonte: Super I Epistolam B. Pauli ad Timotheum lectura
Obs: ênfase adicionados.
Tradução de: Emerson Campos Pinheiro
"Os sacramentos da Nova Lei no entanto, embora sejam
elementos materiais, não são elementos carenciados, por isso podem justificar.
De novo, se houve alguém na Velha Lei, que foi justo, ele não foi feito justo
pelas obras da Lei mas somente pela fé em Cristo "a quem Deus propôs para
ser uma propiciação mediante a fé", como se diz em Romanos (3:25). Assim,
os sacramentos da Antiga Lei eram determinadas protestações da fé em Cristo,
tal como os nossos sacramentos são, mas não da mesma maneira, porque esses
sacramentos estavam configurados para a graça de Cristo como algo que está no
futuro, os nossos sacramentos, no entanto, testemunham como coisas que contém
uma graça que está presente. Portanto, ele diz significativamente, que não é
pelas obras da lei que somos justificados, mas pela fé em Cristo, porque,
apesar de alguns que observaram as obras da Lei em tempos passados terem sido
feitos justos, não obstante, isso foi efetuado somente pela fé em Jesus Cristo."
St. Thomas
Aquinas, Commentary on Saint Paul’s Epistle to the Galations, trans. F. R.
Larcher, O.P. (Albany: Magi Books, Inc., 1966), Chapter 2, Lecture 4, (Gal.
2:15-16), pp. 54-55.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.